Vídeos Bauls

Loading...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

INTRODUÇÃO CANCIONEIRO (BAU DOS BAULS) por jagannathswamidas baul
ORAMOS A SRI GANESHA PARA QUE ESTE HUMILDE TRABALHO, NA FORMA DE UM LIVRO DE CANÇÕES DEVOCIONAIS, FEITO PARA A SATISFAÇÃO E O DELEITE DE TODOS AQUELES QUE TIVEREM ACESSO A ELE, POSSA SERVIR DE INSTRUMENTO E INSPIRAÇÃO PARA CLAREAR O ENTENDIMENTO, IRRADIAR ALEGRIA E AMOR DIVINO NO ESPAÇO DO CORAÇÃO QUE EXISTE DENTRO DE CADA UM RESERVADO EXCLUSIVAMENTE AO AMOR A DEUS. QUE ELE NOS OUTORGUE A VISÃO INTERNA NECESSÁRIA PARA A COMPREENSÃO E ILUMINAÇÃO.                        
IGUALMENTE INVOCAMOS AS BÊNÇÃOS DE NOSSO PAI, DE NOSSO MESTRE, O SENHOR SHIVA MAHADEVA TAKUR, QUE É AMADO POR SANTOS E DEMÔNIOS, QUE É O REFUGIO ULTIMO DO UNIVERSO E QUE RESIDE EM NOSSOS CORAÇÕES.                
 ESTE É O CANCIONEIRO DOS BAULS, OS DEVOTOS LOUCOS, EMBRIAGADOS PELO AMOR DIVINO. SOMOS LOUCOS, CARREGADOS PELO VENTO, BUSCAMOS A LOUCURA DA VISÃO DA BELA REALIDADE, QUE NOS ENCHE DE AMOR E DE ENCANTO, NOS FAZ DANÇAR, CANTAR E GLORIFICAR O DOCE ABSOLUTO E TUDO QUE COM ELE SE RELACIONE. POR ISSO SOMOS BAULS, POIS É A LOUCURA QUE NOS GUIA COMO O VENTO E NOS LEVA A EMERGIR E SUBMERGIR NO OCEANO DE AMOR DA VERDADE TRANSCENDENTAL QUE SE REVELA EM UMA NOVA POESIA QUE GLORIFICA O DIVINO. E CANTAMOS COMO LOUCOS QUE EXPERIMENTAM O ÊXTASE SAGRADO ATRAVÉS DO CANTO.
MAS QUEM PODERÁ ENTENDER TAIS SENTIMENTOS, SEM EXPERIMENTA-LOS?                                         
 ASSIM, QUE POSSA ESTE NOSSO QUERIDO BAÚ DOS BAULS, TER O PODER DE  IRRADIAR ESTE VENTO DE ÊXTASE SAGRADO NOS CORAÇÕES SINCEROS E INTERESSADOS NA PUREZA E NA ESSÊNCIA DO SER, QUE TENHAMOS A FORTUNA DE MERGULHAR NESTA VISÃO DA DOCE REALIDADE TRANSCENDENTAL E DESFRUTAR DA PERCEPÇÃO DA SUA PRESENÇA E FORMA BEM-AVENTURADA, QUE ERRADICA AS ESCURAS SOMBRAS E RETIRA O VÉU QUE ENCOBRE A VISÃO DAS PESSOAS. MERGULHEMOS NESTA LUZ, MEUS IRMÃOS!!                            
NESTE LIVRO DE CANÇÕES DEVOCIONAIS  O TEMA DOS TEXTOS ESTÃO INSERIDOS DENTRO DO UNIVERSO DOS TEXTOS SAGRADOS DOS VEDAS QUE DESCREVEM AS APARIÇÕES DIVINAS DA VERDADE SUPREMA EM ESPECIAL OS CONCEITOS QUE ABRANGEM O PROCESSO DO SEGUIMENTO DE BHAKTI YOGA (UNIÃO A DEUS ATRAVÉS DO AMOR DEVOCIONAL). ESSA YOGA DA DEVOÇÃO ENVOLVE VÁRIAS PRATICAS ATÉ CERTO PONTO MECÂNICAS COMO O ENTOAR DE MANTRAS REPETITIVOS A EXECUÇÃO DE RITUAIS METÓDICOS,ETC...QUE SÃO REALIZADOS COM O OBJETIVO DE SE DESPERTAR O AMOR LATENTE A DEUS. POREM, EXECUÇÃO DE BHAJANS OU SEJA A ADORAÇÃO AMOROSA A SUA DEIDADE ADORÁVEL ATRAVÉS DE CÂNTICOS DEVOCIONAIS EXALTANDO AS QUALIDADES DIVINAS DO SER ADORÁVEL, E DAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES DO SUPREMO, É A PRATICA ESPONTÂNEA E NATURAL QUE SURGE NO CORAÇÃO DO DEVOTO QUE FOI TOMADO PELA GRAÇA DIVINA. PODEMOS OBSERVAR QUE EM TODO TIPO DE ASSOCIAÇÃO DE CUNHO ESPIRITUALISTA SE EXPRESSE CANTOS EM FORMA DE ADORAÇÃO E ORAÇÃO, AQUI DA MESMA FORMA NO PROCESSO DE BHAJAN O PRATICANTE MERGULHANDO NA CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL SE ABSORVE NOS SENTIMENTOS E HUMORES DA REALIZAÇÃO TRANSCENDENTAL, ATRAVÉS DAS PERCEPÇÕES DESPERTADAS PELAS CANÇÕES. ESSE PROCESSO DE BHAJAN  É QUE SE EVIDENCIA NESTE TRABALHO, DESTACANDO-SE QUE EM NOSSA TENTATIVA BUSCAMOS INOVAR, COM OS TEXTOS FEITOS EM PORTUGUÊS EM LINGUAGEM ACESSÍVEL PROCURANDO MANTER O CONTEÚDO E AS MENSAGENS TRADICIONALMENTE FEITAS EM SANSKRITO E BENGALI. ACREDITAMOS QUE TAIS CONCEITOS EM NADA DIVERGEM DAS DEMAIS LINHAS DE PENSAMENTO QUE TRATEM DAS CONCEPÇÕES HOLÍSTICAS QUE REVELAM OS MISTÉRIOS DA EXISTÊNCIA. ASSIM, CREMOS QUE O TEMA PODE SER DE GRANDE PROVEITO NÃO SÓ AOS QUE  DE ALGUMA FORMA TÊM ALGUMA FAMILIARIDADE OU PRATICAM ALGUM DOS RAMOS DA CULTURA HINDO-VÉDICA COMO TAMBÉM PARA OS QUE SÃO PRATICANTES DE OUTROS TIPOS DE CREDOS OU CONVICÇÕES, PODERÃO APRECIAR E TIRAR PROVEITO DO CONHECIMENTO DEVIDO A FORMA SIMPLES QUE SE APRESENTAM OS TEXTOS. NO LIVRO AS DIFERENTES FORMAS DIVINAS SÃO DESCRITAS E GLORIFICADAS EM ALGUNS DE SEUS DIFERENTES NOMES E FORMAS QUE SE EXPANDEM DE UMA ÚNICA E SUPREMA : A FORMA DE SRI KRSHNA HARI. (DEUS EM SUA FORMA TODO ATRATIVA). KRSHNA É A ORIGEM DE TODAS AS INFINIDADES DE SERES, OU SEJA O SER ORIGINAL E SUPREMO E DELE SE MANIFESTAM VARIADAS E ILIMITADAS FORMAS, MESMO ASSIM NÃO PERDENDO A SUA INDIVIDUALIDADE. ESTAS MANIFESTAÇÕES DIVINAS SÃO DESCRITAS NOS TEXTOS VÉDICOS MILENARES EM ESPECIAL O BHAGAVAD GITA E SHRIMAD BHAGAVATAM* QUE DESCREVEM AS DIFERENTES ENCARNAÇÕES DO SENHOR SUPREMO, SUAS ATIVIDADES SEUS ASSOCIADOS E TODO O SEU  APARATO QUE O ACOMPANHAM NAS SUAS APARIÇÕES TERRENAS. SÃO ESTES TEXTOS QUE DESCREVEM O SENHOR E SEUS ASSOCIADOS QUERIDOS QUE DÃO O ENREDO DOS TEMAS QUE JUNTAMOS NESTA COLETÂNEA DE CANÇÕES. OS NOMES, AS QUALIDADES, OS PASSATEMPOS DE SRI KRSHNA SÃO O GRANDE TESOURO E A PROPRIA VIDA DOS DEVOTOS, E ELES PREENCHEM NOSSAS VIDAS DE PRAZER E ALEGRIA   POIS ELES SÃO A PRÓPRIA FONTE DE  BEM AVENTURANÇA  DE BELEZA, DE HARMONIA E DE TUDO QUE BUSCAMOS.
AOS QUE NÃO TÊM FAMILIARIDADE COM OS TERMOS A PRIMEIRA VISTA  POUCO COMUNS TENTAMOS ELUCIDAR COM ESTAS INFORMAÇÕES  INICIAIS E ALGUNS COMENTÁRIOS E NOTAS QUE HÃO DE SER BASTANTE ESCLARECEDORES, MAS DE INICIO PEDIMOS AOS QUERIDOS LEITORES QUE SE COLOQUEM COM UMA VISÃO ABERTA  DE QUE O TEMA CENTRAL DESTE TRABALHO SÃO AS DESCRIÇÕES DAS DIVINAS E SAGRADAS FORMAS E ATIVIDADES DA SUPREMA UNIVERSAL E ÚNICA VERDADE ABSOLUTA ETERNA E TRANSCENDENTAL. EM FORMA DE CANÇÃO.

INVOCAÇÕES AUSPICIOSAS

PRIMEIRAMENTE OFEREÇO MEUS RESPEITOS AOS PÉS DE LÓTUS DE TODOS OS MEUS MESTRES, INICIADORES E INSTRUTORES E AOS VAISHNAVAS(DEVOTOS) AVANÇADOS
MEUS RESPEITOS A TODOS OS GOSWAMIS DE VRINDAVANA, NOSSOS GUIAS DA MORADA TRANSCENDENTAL
 OFEREÇO MEUS RESPEITOS  A SRI CHAITANYA QUE VEIO COM SUA PARAFERNÁLIA E ASSOCIADOS COMO AS GRANDES PERSONALIDADES DE SRI NITYANANDA E ADWEITA PRABHU
NO ALTAR MAIS ELEVADO DO CORAÇÃO
REVERÊNCIAS A SRI SRI RADHA GOVINDA, O CASAL DIVINO TRANSCENDENTAL  E A TODAS AS GOPIS, AS MAIS INTIMAS SERVAS LIDERADAS POR LALITA E VISHAKA DEVI
O MESTRE ESPIRITUAL ABRIU MINHA VISÃO
INTERIOR E ME RESGATOU  DA ESCURIDÃO DA IGNORÂNCIA
PREENCHENDO AS ASPIRAÇÕES DA MINHA VIDA,
A ELE TODA A MINHA GRATIDÃO  PROSTRO-ME DIANTE DE TODOS OS DEVOTOS PUROS DO SENHOR QUE SÃO COMPARÁVEIS A UM VASTO OCEANO DE MISERICÓRDIA POIS LIBERTAM AS ALMAS CAÍDAS DA EXISTÊNCIA MATERIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário